Total de visualizações de página

Filosofia à Brasileira - Compra

Filosofia à Brasileira - Um Papo Descontraído

por Ivens Góes

Filosofia à Brasileira vem com a função de fornecer elementos para um debate amplo a respeito de questões variadas, das mais simples às mais profundas, das mais corriqueiras àquelas nunca antes debatidas ou pensadas, e tudo isso com um tempero bem brasileiro, uma linguagem acessível e uma abordagem agradável dos variados assuntos.
Um livro onde o leitor é tratado como um amigo do escritor e, o papo, como um papo descontraído de boteco.
Surpreendente na abordagem dos assuntos, o leitor se verá pensando a respeito de temas tão variados como: a importância de sua própria existência, o bem e o mal, destino, dinheiro, amor, a sociedade humana, viagens no tempo, inteligência artificial e outras teorias introduzidas pelo autor.
Um livro que mostra que a filosofia é algo bastante próximo de todos nós, faz parte de nossas vidas e é muito interessante de ser explorada.
Filosofia à Brasileira é, enfim, um livro para fazer pensar, afinal, do que mais se trata a filosofia?

Clique aqui para COMPRAR o livro.
Clique no anúncio abaixo para ler os 2 primeiros capítulos gratuitamente na Internet. By Perse.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Para EU Fazer

FALE CORRETAMENTE
EU ou MIM ?



Finalmente eu descobri onde está o problema do: "MIM" fazendo um monte de coisas por aí. É gente de todos os níveis sociais, econômicos e de escolaridade falando incorretamente; então vamos lá...

O problema não está no MIM, está no PARA, se você substituir o "para" por qualquer outra palavra, você vai falar corretamente. Vamos a alguns exemplos:
  • Quando EU fizer as malas, EU viajarei.
  • Se EU fizer um esforço, posso melhorar meu português.
  • Como EU faço minhas lições, então aprendo.
Tente por o MIM nas frases acima e sinta como dói nos ouvidos!

A outra parte do problema está concentrada no verbo "fazer" (na forma infinitiva principalmente), o qual, também, quando substituído por outros verbos, faz-nos ver qual é a forma correta de se falar. Vamos a alguns exemplos:
  • Minha mãe mandou EU comer tudo.
  • O professor falou para EU estudar, para EU melhorar minhas notas.
  • Agora deu para EU entender quando se usa o "mim".
Tente pôr o "mim" no lugar do "eu" nas frases acima, fale em voz alta e veja se lhe soam bem.

O "mim" é usado corretamente quando vem no FIM da frase. Exemplos:
  • Este presente é para MIM.
  • Ela falou aquilo para MIM, eu sei!
  • Ela tem a MIM, para defendê-la.
Tente colocar o "eu" nas frases acima e sinta como soa estranho aos seus ouvidos.

E lembre-se, "mim" não conjuga verbo, ou seja, "mim" não faz o verbo concordar consigo. Exemplo: EU adoro português. Não dá para falar: mim adoro português. Nem mesmo um mim adorar português a gente consegue engolir.

Espalhem este post por aí, copiem e colem, divulguem nas redes sociais. Vai ajudar a muitas pessoas, inclusive a MIM.

FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário