Total de visualizações de página

Filosofia à Brasileira - Compra

Filosofia à Brasileira - Um Papo Descontraído

por Ivens Góes

Filosofia à Brasileira vem com a função de fornecer elementos para um debate amplo a respeito de questões variadas, das mais simples às mais profundas, das mais corriqueiras àquelas nunca antes debatidas ou pensadas, e tudo isso com um tempero bem brasileiro, uma linguagem acessível e uma abordagem agradável dos variados assuntos.
Um livro onde o leitor é tratado como um amigo do escritor e, o papo, como um papo descontraído de boteco.
Surpreendente na abordagem dos assuntos, o leitor se verá pensando a respeito de temas tão variados como: a importância de sua própria existência, o bem e o mal, destino, dinheiro, amor, a sociedade humana, viagens no tempo, inteligência artificial e outras teorias introduzidas pelo autor.
Um livro que mostra que a filosofia é algo bastante próximo de todos nós, faz parte de nossas vidas e é muito interessante de ser explorada.
Filosofia à Brasileira é, enfim, um livro para fazer pensar, afinal, do que mais se trata a filosofia?

Clique aqui para COMPRAR o livro.
Clique no anúncio abaixo para ler os 2 primeiros capítulos gratuitamente na Internet. By Perse.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Nióbio - O Minério do Brasil

ALERTA

ATENÇÃO TODOS: publiquei este POST, mas, por favor, leiam os comentários enviados por "Laguardia", onde ele esclarece TUDO sobre o Nióbio E CITA FONTES das informações que presta. Portanto, trata-se de MAIS UMA FARSA da Internet !

O vídeo abaixo, de 18/11/2017, da Revista Superinteressante, também é bastante esclarecedor:



Nióbio, o minério que pode salvar o Brasil.

Nióbio, o metal que só o Brasil fornece ao Mundo. Uma riqueza que o povo brasileiro desconhece, e tudo fazem para que isso continue assim.

Recebemos do comentarista Mário Assis Causanilhas este artigo sobre o nióbio, sem  menção do órgão de comunicação, site ou blog de onde foi extraído. Por sua importância, decidimos postá-lo aqui na Tribuna da Imprensa, para conhecimento de nossos comentaristas e leitores. (Carlos Newton, editor do blog)

Por Júlio Ferreira - Tribuna da Imprensa - 20.4.20011

A cada vez mais no dia-a-dia, o tema é abordado em reportagens nas mídias escrita e televisiva, chegando a já ser alarmante. Como é possível que metade da produção brasileira de nióbio seja subfaturada "oficialmente" e enviada ao exterior, configurando assim o crime de descaminho, com todas as investigações apontando de longa data, para o gabinete presidencial?

Como é possível o fato do Brasil ser o único fornecedor mundial de nióbio (98% das jazidas desse metal estão aqui), sem o qual não se fabricam turbinas, naves espaciais, aviões, mísseis, centrais elétricas e super aços; e seu preço para a venda, além de muito baixo, seja fixado pela Inglaterra, que não tem nióbio algum?

EUA, Europa e Japão são 100% dependentes do nióbio brasileiro. Como é possível em não havendo outro fornecedor, que nos sejam atribuídos apenas 55% dessa produção, e os 45% restantes saíndo extra-oficialmente, não sendo assim computados.

Estamos perdendo cerca de14 bilhões de dólares anuais, e vendendo o nosso nióbio na mesma proporção como se a Opep vendesse a 1 dólar o barril de petróleo. Mas petróleo existe em outras fontes, e o nióbio só no Brasil; podendo ser uma outra moeda nossa. Não é uma descalabro alarmante?

O publicitário Marcos Valério, na CPI dos Correios, revelou na TV para todo o Brasil, dizendo: "O dinheiro do mensalão não é nada, o grosso do dinheiro vem do contrabando do nióbio" . E ainda: "O ministro José Dirceu estava negociando com bancos, uma mina de nióbio na Amazônia" .

Ninguém teve coragem de investigar. Ou estarão todos ganhando com isso?
Soma-se a esse fato o que foi publicado na Folha de S. Paulo em 2002:
"Lula ficou hospedado na casa do dono da CMN (produtora de nióbio) em Araxá-MG, cuja ONG financiou o programa Fome Zero" .

As maiores jazidas mundiais de nióbio estão em Roraima e Amazonas (São Gabriel da Cachoeira e Raposa  Serra do Sol), sendo esse o real motivo da demarcação contínua da reserva, sem a presença do povo brasileiro não-índio para a total liberdade das ONGs internacionais e mineradoras estrangeiras.

Há fortes indícios que a própria Funai esteja envolvida no contrabando do nióbio, usando índios para envio do minério à Guiana Inglesa, e dali aos EUA e Europa. A maior reserva de nióbio do mundo, a do Morro dos Seis Lagos, em São Gabriel da Cachoeira (AM), é conhecida desde os anos 80, mas o governo federal nunca a explorou oficialmente, deixando assim o contrabando fluir livremente, num acordo entre a presidência da República e os países consumidores, oficializando assim o roubo de divisas do Brasil.

Todos viram recentemente Lula em foto oficial, assentado em destaque, ao lado da rainha da Inglaterra. Nação que é a mais beneficiada com a demarcação em Roraima, e a maior intermediária na venda do nióbio brasileiro ao mundo todo. Pelo visto, sua alteza real Elizabeth II demonstra total gratidão para com nossos "traíras" a serviço da Coroa Britânica. Mas, no andar dessa carruagem, esse escândalo está por pouco para estourar, afinal, o segredo sobre o nióbio como moeda de troca, não está resistindo às pressões da mídia esclarecida e patriótica.

Outras referências:
(Saudoso Enéas, falando sobre o Nióbio!)
http://www.youtube.com/watch?v=WQhR0Dvtnn8

(Site da Cidade de São Gabriel da Cachoeira - AM)
http://descobrindooamazonas2.webs.com/sogabrieldacachoeira.htm

(Utilidades do Nióbio e Reservas Indígenas - TRADUZIDO por robô - fala meio artificial)
http://www.youtube.com/watch?v=RPrmh_a9vWA&feature=related

(Pepita - [PEPITONA] de Nióbio - fotos)
http://www.mindat.org/photo-108274.html

(Curiosidades sobre o Nióbio - Preço)
http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/nacional/niobio-a-riqueza-desprezada-pelo-brasil/

(Entrevista em áudio sobre o Nióbio, confirmando as informações deste e-mail)
http://www.youtube.com/watch?v=1uSP9OHVOUM&feature=related



Fiquei ABISMADO!

14 comentários:

  1. Um país soberano só se constroi com a verdade e nunca com mentiras. Pretendo neste email desmistificar as mentiras que correm na internet com relação ao nióbio: Meus comentários precedidos das palavras: Meu Comentário

    O SEGREDO DO CONTRABANDO OFICIAL DO NIÓBIO

    Por : Internet ( Mário Assis Causanilhas )

    Cada vez mais , no dia-a-dia, o tema é abordado em reportagens nas mídias escrita e televisiva, chegando a já ser alarmante.

    Como é possível que metade da produção brasileira de nióbio seja subfaturada “ oficialmente ” e enviada ao exterior, configurando assim o crime de descaminho , com todas as investigações apontando de longa data, para o gabinete presidencial ?

    Meu Comentário: O nióbio no Brasil é produzido por duas empresas particulares em nenhuma intervenção do governo. Uma localizada em Catalão no estado de Goiás e outra em Araxá no estado de Minas Gerais. O autor desta notícia poderia por favor indicar a fonte destas ïnvestigações" sobre "contrabando"de nióbio? Qual a fonte desta informação? Não passa de achismo ou invenções de uma mente doentia. O nióbio não é e nunca foi subfaturado, pelo contrário, as empresas produtoras têm um lucro fabuloso e o Estado de Minas, através da Codemig, dona de parte do decreto de lavra em Araxá, recebe 25% do lucro líquido da exploração desta liga. Recentemente o grupo nacional que controla a empresa de Araxá vendeu 30% das ações por quase 4 bilhões de dólares. Quem daria tanto dinheiro por uma empresa que não fosse lucrativa?

    Como é possível o fato do Brasil ser o único fornecedor mundial de nióbio ( 98% das jazidas desse metal estão aqui), sem o qual não se fabricam turbinas, naves espaciais, aviões, mísseis, centrais elétricas e super aços; e seu preço para a venda, além de muito baixo , seja fixado pela Inglaterra , que não tem nióbio algum ?

    Meu Comentário: Não é verdade que o Brasil seja o único fornecedor mundial de nióbio, nem é verdade que 98% das jazidas desta liga estejam no Brasil, nem tão pouco é verdade que turbinas de aviões, centrais elétricas e super (?) aços não possam ser fabricados sem o nióbio e muito menos é verdadeira a alegação de que os preços da liga seja fixados pela Inglaterra. Aliás o autor não prova nada do que alega. Explico:

    A empresa canadense, Niobec, fornece 15% do nióbio consumido no mundo. Verifiquem o site http://www.niocan.com/intro.asp,

    Nióbio também é produzido na Rússia, verifique o site http://specmetal.ru/en/niobium sem falar no nióbio produzido em países da África e Oceania.
    Há jazidas consideráveis de nióbio no Gabão e em outros países da África, sem falar na ocorrências de nióbio em todo mundo. O autor deveria consultar um geólogo antes te publicar inverdades.

    O nióbio é fácilmente substituído pelo vanádio, pelo molibdênio e outras ligas.

    Consultar um engenheiro metalurgico sobre este assunto também seria inteligente.

    ResponderExcluir
  2. O preço do nióbio é ditado pelo maior fornecedor mundial de nióbio que fica em Araxá.

    Como as empresas produtoras de nióbio são particulares e não estatais, seria impossível para as mesmas operarem com prejuízo durante décadas. Portanto este argumento de que o preço de venda da liga é muito baixo não procede. É um argumento de quem não criticou esta informação falsa.

    E EUA, Europa, e Japão são 100% dependentes do nióbio brasileiro.

    Meu Comentário: Como provado acima, os Estados Unidos, Europa e Japão não são 100% dependentes do nióbio brasileiro, uma vez que a canadense Niocan http://www.niocan.com/intro.asp, fornece 15% da demanda mundial de nióbio, sem falar do que é fornecido, por exemplo pela Rússia http://specmetal.ru/en/niobium Qual seria a fonte de informação do autor? Desafio o mesmo a citar as fontes que utiliza.

    Como é possível em não havendo outro fornecedor, que nos sejam atribuídos apenas 55% dessa produção, e os 45% restantes saiam extra-oficialmente , não sendo assim computados.

    Meu Comentário: Como demonstrado acima, é falsa a informação de que não há outro fornecedor de nióbio. Qual a fonte da informação de que 45% da produção saiam do Brasil extra-oficialmente não sendo computados? Puro achismo!

    Estamos perdendo cerca de 14 bilhões de dólares anuais, e vendendo o nosso nióbio na mesma proporção como se a OPEP vendesse a 1 dólar o barril de petróleo, com o agravante de que o petróleo existe em outras fontes, e o Nióbio só tem no Brasil ; podendo ser uma outra moeda nossa.

    Meu Comentário: Qual a fonte a informação de que estamos perdendo 14 bilhões de dolarea anuais com a venda de nióbio? Se o autor desta frase se desse ao trabalho de verificar as melhores e maiores empresas do Brasil, publicado pela revista Exame, iria constatar que a produtora de Nióbio de Araxá é uma das mais lucrativas do Brasil. Como é que a empresa mais lucrativa do Brasil iria operar no vermelho por vender o nióbio abaixo do custo? Novamente o autor erra ao dizer que o nióbio só existe no Brasil. O desmentido foi feito acima citando-se a Niocan, a Rússia e o Gabão entre muitas.

    ResponderExcluir
  3. Não é um descalabro alarmante ?

    Meu Comentário: Descalabro alarmante é o que Mauro Assis publica sem conhecimento e sem citar fontes. Mentir e iludir as pessoas deveria ser crime.

    O publicitário Marcos Valério , na CPI dos Correios , sob pressão revelou na TV para todo o Brasil, dizendo: “O dinheiro do mensalão não é nada, o grosso do dinheiro vem do contrabando do nióbio ”.

    Meu Comentário: Se Marcos Valério realmente disse isto, eo autor não cita onde nem quando foi dito isto, muito menos o documento da CPMI onde esta declaração está registrada, Marcos Valério demonstra total desconhecimento sobre o nióbio. Explico: O nióbio é extraído de um mineral chamado Pirocloro. A concentração de nióbio no Pirocloro, quando o minério é de primeira qualidade, é de 3%. Isto significa que de cada em cada 1.000 kg de Pirocloro, se extrai 30 kg de nióbio. O processo de extração é complexo. Imaginem como é que se vai contrabandear nióbio? O site da CPMI dos correiso é http://www.cpmidoscorreios.org.br/ desafio a qualquer um me mostrar no relatório da CPMI onde está tal afirmação de Marcos Valério.

    E ainda: “O ministro José Dirceu estava negociando com bancos, uma mina de nióbio na Amazônia”. Ninguém teve coragem de investigar … Ou estarão todos ganhando com isso ?

    Meu Comentário: O depósito de nióbio de Araxá tem minério suficiente para suprir a atual demanda mundial por 500 anos, sendo que a camada de rocha fresca tem minério suficiente para mais 500 anos. Explorar as jazidas existentes na Amazônia, com toda a infra estrutura que teria de ser montada, tornaria tal projeto economicamente inviável. Pela própria lei natural da oferta e da procura. Quanto mais abundante um produto, ou seja quanto maior a oferta menor é o seu preço.

    Some-se a esse fato o que foi publicado na Folha de S. Paulo em 2002: “ Lula ficou hospedado na casa do dono da CMN (produtora de nióbio) em Araxá-MG , cuja ONG financiou o programa Fome Zero ”.

    Meu Comentário: Realmente, depois das eleições de 2003, Luiz Inácio Lula da Silva se hospedou em Araxá numa casa da CBMM (e não CMN)

    As maiores jazidas mundiais de nióbio estão em Roraima e Amazonas ( São Gabriel da Cachoeira e Raposa – Serra do Sol ), sendo esse o real motivo da demarcação contínua da reserva, sem a presença do povo brasileiro não-índio para a total liberdade das ONGs internacionais e das mineradoras estrangeiras .

    Meu Comentário: O autor poderia nomear pelo menos uma mineradora de nióbio que esteja atuando nesta regiões acima mencionadas?

    ResponderExcluir
  4. Há fortes indícios que a própria FUNAI esteja envolvida no contrabando do nióbio , usando índios para envio do minério à Guiana Inglesa , e dali aos EUA e Europa.

    Meu Comentário: Novamente, qual é a fonte dos indícios de que a FUNAI esteja envolvida em contrabando de nióbio usando índios para envio do minério a Guiana Inglesa? Quem está fazendo o beneficiamento do minério? Como é que índios fazem o contrabando de um minério que contem 3% de nióbio sem usar frotas de caminhões ou grandes navios graneleiros? Pensem bem em 1.000 kg de minério se retiram 30kg de nióbio. Imaginem só o movimento de terra necessário para isto. A simples idéia de contrabando é tão absurda que seria mais fácil dizer que o contrabando é feito através de discos voadores tripulados pelo ET de Varginha.

    A maior reserva de nióbio do mundo , a do Morro dos Seis Lagos , em São Gabriel da Cachoeira ( AM ), é conhecida desde os anos 80, mas o governo federal nunca a explorou oficialmente , deixando assim o contrabando fluir livremente , num acordo entre a presidência da República e os países consumidores , oficializando assim o roubo de divisas do Brasil.

    Meu Comentário: Como já mencionado acima, falar em contrabando de minério na concentração de 3% é um absurdo.


    Todos viram recentemente Lula em foto oficial, assentado em destaque, ao lado da rainha da Inglaterra . Nação que é a mais beneficiada com a demarcação em Roraima , e a maior intermediária nNa venda do nióbio brasileiro ao mundo todo.

    Meu Comentário: Qual a base da informação de que a Inglaterra é a nação mais beneficiada com a venda de nióbio brasileiro para o mundo? Na verdade a comercialização do nióbio do Brasil é feito diretamente pelas empresas produtoras no Brasil através de suas subsidiárias no exterior ou de tradings chinesas etc. Completo desconhecimento do autor.


    Pelo visto, sua alteza real Elizabeth II demonstra total gratidão para com os nossos “ traíras ” a serviço da Coroa Britânica. Mas, pelo andar dessa carruagem, esse escândalo está por pouco para estourar.

    Meu Comentário: O único escândalo que existe é a total ignorância do autor.

    Afinal, o segredo sobre o nióbio como moeda de troca , não está resistindo às pressões da mídia esclarecida e patriótica e tem sido exaustivamente questionado pela Internet .

    Meu Comentário: Desafio ao autor ou a qualquer outro para um debate sério e consubstanciado sobre o nióbio. Campanhas como esta são um deserviço ao Brasil, feitas por pessoas com mentes doentias. Uma nação soberana só se constroi com a verdade e nunca com mentiras como estas.



    NUM PAÍS DECENTE, OS RESPONSÁVEIS POR TAMANHA TRAIÇÃO JÁ ESTARIAM TODOS NA CADEIA ...

    Meu Comentário: QUEM DIVULGA MENTIRAS COMO ESTA DEVERIA ESTAR NA CADEIA...

    ResponderExcluir
  5. Laguardia, muito bom, desce o pau nesses vagabundos que não tem o que fazer.

    Essa escória que só gosta de levar a desinformação para o povo já alienado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso deixei os esclarecedores comentários do Laguardia. E a postagem é para saberem sobre o que ele está falando. Vamos divulgar os FATOS.

      Excluir
  6. Por favor então comentem essas fontes que corroboram as acusações.

    O publicitário Marcos Valério, na CPI dos Correios, revelou na TV para todo o Brasil, dizendo: “O dinheiro do mensalão não é nada, o grosso do dinheiro vem do contrabando do nióbio”. E ainda: “O ministro José Dirceu estava negociando com bancos, uma mina de nióbio na Amazônia”.

    Assinem 1:
    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N10384

    Assinem 2:
    http://www.avaaz.org/po/petition/VALORIZACAO_DO_NIOBIO_BRASILEIRO

    Contrabando de Nióbio estaria financiando Rede Globo Minas
    http://www.novojornal.com/politica/noticia/contrabando-de-niobio-estaria-financiando-rede-globo-minas-11-12-2012.html

    O projeto secreto por trás de Belo Monte
    http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2012/09/18/o-projeto-secreto-por-tras-de-belo-monte-por-carlos-tautz-465884.asp

    Nióbio:
    http://xpock.com.br/niobio-brasi/

    Dependência de nióbio é causa de preocupação de Washington

    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,dependencia-de-niobio-e-causa-de-preocupacao-de-washington,650474,0.htm

    Nióbio, metal estratégico
    http://www.diarioliberdade.org/opiniom/opiniom-propia/12781-niobio-metal-estrategico.html

    Mineração do Nióbio em Barro Alto GO Anglo American

    http://niobiomineriobrasileiro.blogspot.com/2012/07/mineracao-em-barro-alto-go.html

    Nióbio Minério Brasileiro

    http://niobiomineriobrasileiro.blogspot.com/

    A hitória do Nióbio e da CBMM em Araxá

    http://www.abdic.org.br/historia_niobio.htm

    Moedas especiais:
    http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/02/casa-da-moeda-austriaca-apresenta-robotik.html

    Grupo chinês compra 15% de produtora brasileira de nióbio
    http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/noticias/grupo-chines-compra-15-de-produtora-brasileira-de-niobio

    Vídeos

    O roubo do Nióbio é mais grave que o mensalão

    http://www.youtube.com/watch?v=r9BWEh89CO8&feature=watch_response

    Acorda Brasil! Nióbio, o buraco é mais em baixo.

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=dovD1uJK1g4

    Nióbio - Maior Riqueza do Brasil

    http://www.youtube.com/watch?v=a2AEeIpvXwE

    Nióbio - Enéas falou sobre nióbio, ONG's e reservas Indígenas em 2006
    http://www.youtube.com/watch?v=1L9G4WHHW4k

    Nióbio - Fraudes nas exportações http://www.youtube.com/watch?v=s-qD7p8FIHM

    Ouça: http://www.youtube.com/watch?v=W64tlxtGOno

    Vídeo explicativo http://www.youtube.com/watch?v=1YrEAME7HPM

    Nióbio - Reportagem sobre a extração em Catalão GO

    http://www.youtube.com/watch?v=tV_tt-Y6-oo

    Em 1998, Enéas já nos avisava sobre os "Senhores do Mundo", não o deram crédito!
    http://www.youtube.com/watch?v=v_EmEUTevKs

    Acorda Brasil! Nióbio: Brasil 98 X 2 Canadá

    http://www.youtube.com/watch?v=YRuHMopKkfc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como acho que todos têm direito a expor suas opiniões, vou publicar todos os comentários, a não ser que se tratem de trocas de ofensas ou utilizem de linguagem de baixo calão, mas em se mantendo o respeito de um debate aberto, todos serão publicados.

      Apenas creio que as fontes e vídeos citados por Elias Alves já foram refutados nos comentários do Laguardia.

      Mas que cada um forme a sua própria opinião e que tragam a este debate fontes cada vez mais esclarecedoras.

      Excluir
  7. o estadão tambem está mentindo então ?
    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,dependencia-de-niobio-e-causa-de-preocupacao-de-washington,650474,0.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro, Pombonito, não vou afirmar com toda certeza, pois onde há opiniões assim tão opostas, há que se pesar os fatos.

      O que eu já vi ocorrer várias vezes é repórter copiar "notícia" e colar, sem verificar as fontes, também já vi ocorrer o repórter ir num site estrangeiro, copiar a matéria, jogar no tradutor e publicar; por incrível (e absurdo) que nos pareça, já vi isto acontecer.

      Como você pode ver no Estadão, a reportagem é de 7/12/2010 e PODE SER que nem todos os fatos tenham sido apurados pelo repórter.

      O que eu posso dizer é que há evidências brotando de ambos os lados e o bom é que alguns brasileiros estão verdadeiramente ocupados em trazer a público a VERDADE; e a verdade sempre aparece. O mais importante é que o DEBATE já começou, logo, em breve saberemos qual dos lados tem a opinião que reflete esta verdade.

      Agradeço a você por ter trazido mais esta matéria à baila.

      Ivens Góes :)
      Filósofo Brasileiro.

      Excluir
  8. Embora eu sou o protagonista dessas novelas eu sou o único que posso afirmar de certeza que sou garimpeiro eu extrai aqui no pais que adoto estrangeiro que o niobio entre aspas, voce leitor nunca vai entender o assunto voce que é filosofo concerteza tambem nao esses material se tira aqui com pá e as terras sao do tamanho da tal roraima exposta no inicio daí a dimensao do negocio, embora hoje me agravo a ver pessoas se gladiando diante de tanta expressao gente o niobio e radiotivo to pagando ate hoje por issso tomo remédios que custam a largura deste tema, gente fassam o seguinte nimguem precisa de uma baila de conversas paralelas para entender sou o protagonista de remessas extraidas do solo estrangeiro e vizualizador de sacos com fotos de diversos paises que fazem alianças extrangeiras... Hoje to velho fraco, e , me sinto pequeno, mas me torno grande na defessa desse niobio radioativo que nao sai se quer mas daqui pois to igual a muitos hoje nos somos 3.800 garimpeiros que estao assassinando pessoas vejam bem com outros olhos na extraçao do material pois essa coisa e so um meio de deslumbrar o material para contruçao disso e daquilo gente esse material se voces bem pensar, pois é , so estou acabeça de voces esse material é so pra bombam nuclear e com tecnologia avancada a nanotecnologia esse nano se faz do tamanho de um pó de areia pra matar a populaçao. Obrigado e desculpa o linguajar sou critico hoje e analfabeto porem nao sou burro pra entender o assassinato de muitos ao extrair para paises estrangeiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, DESCONSIDEREM este comentário!

      1º O Nióbio NÃO é radiotivo. Um elemento utilizado para fazer tubos de alta resistência para transporte de ÁGUA e petróleo por longas distâncias, definitivamente NÃO PODE SER RADIOATIVO, pois contaminaria a água em seu interior, o que levaria a um caos atômico na população.

      2º O português é quase ininteligível, mesmo para um "dito analfabeto".

      Portanto, vejam bem em que baseiam a sua opinião a respeito deste assunto.

      Excluir
  9. Laguardia criticou o autor do texto por não ter fontes
    mas nenhuma das fontes que ele citou sequer abriram
    e na minha opinião, um site duma companhia não prova nada
    só acho muito estranho o brasil ter grandes jazidas desse minério e isso não ser fortemente explorado, assim como o pré-sal e que até agora n mostrou nada daquilo que é propagandeado

    ResponderExcluir
  10. André, pelo que lembro, algumas das informações prestadas pelo La Guardia eu chequei e bateram. Mas nós, reles mortais, não temos como realmente saber a verdade, pois pode ser que o governo esteja mesmo escondendo informações ou pode ser apenas uma teoria da conspiração. Mas ainda acredito que a verdade um dia aparece.

    ResponderExcluir